quinta-feira, 28 de junho de 2007

Entrevista ao Pioneiro Amarelo

Amarelo a virar os famosos baldes de Gin
[Ponto prévio]:
Há uma pequena polémica que sempre minou a amizade profunda que existe entre os participantes deste certame chamado Sanfermines.

É a definição de pioneiro. Pode parecer uma questão menor, mas no terreno por vezes estas questões podem ferir susceptibilidades. Penso agora ser o momento indicado para pôr uma pedra sobre este assunto. Como pessoa diligente, fui ao dicionário da Porto Editora tentar por fim descobrir o significado da palavra “pioneiro”, que tantas discussões acaloradas tem suscitado. Passo a citar os resultados:

Pioneiro, do francês "pionnier"
Substantivo masculino
- aquele que primeiro descobre ou abre caminho através de uma região desconhecida;
- figurado aquele que é o primeiro a empreender algo ou a explorar determinado tema ou actividade;
- figurado aquele que trabalha para um fim útil, preparando os resultados futuros;
- figurado precursor.

Assim, penso que não restarão dúvidas que, entre nós, as únicas pessoas que alguma vez poderão ser apelidadas de “Pioneiros” são, para além da minha pessoa, os meus amigos e primos Diogo e Kiko Sepúlveda, que nesse fabuloso ano de 2001, enfrentaram o desconhecido contra ventos e marés, saindo em ombros.
[Fim de ponto prévio.]



Blogger: Sucintamente como descreve as Festas de Sanfermin?
Amarelo: Uma boa descrição de Pamplona - e as recordações nítidas não são muitas – é uma onda gigante num dia de Salgados de bandeira encarnada. A verdade é que, se “mergulharmos” mesmo em San Fermin, os 3 ou 4 dias vão passar a voar, e vamos sair de lá sem saber bem o que é que aconteceu. Saímos doridos e cansados, e nunca, mas nunca vamos perceber bem porquê. Perguntem ao Gerente.

Blogger: De todas as tradições e rituais que compõe as festas, o que mais aprecia?
Amarelo: Aí não há dúvidas: claramente as corridas. Já fui a muitas corridas, em muitos sítios diferentes, mas o que se passa nas andanadas é difícil de explicar para quem nunca foi. É um universo paralelo, vale tudo, não há regras. Mentira: há uma regra fundamental – ignorar os toiros. Inesquecível a minha primeira entrada no “Sol” de uma corrida nos San Fermines (2001). Eu, Diogo e Kiko, de pé, entramos, olhamos à volta, olhamos uns prós outros, sentimos o ambiente... Tudo isto demorou no máximo 5 segundos. Tempo mais do que suficiente para o Kiko levar com 2 laranjas em cheio na tromba. Outra regra de ouro: a malta de Pamplona bebe muito; mas a pontaria tá sempre impecável.

Blogger: Qual foi a melhor digressão que realizou?
Amarelo: Dizem que não há amor como o primeiro, mas tenho dúvidas. Fui em 2001 e em 2005, com grupos completamente diferentes. Ambos foram sem dúvida das melhores viagens da minha vida.

Blogger: Quais os melhores e piores momentos de todas as digressões?
Amarelo:
Melhor Momento: Talvez a entrada do Peidinha no túnel de acesso ao Praça, à frente dos bois, no segundo encerro de 2005. Brilhante, só ao alcance de predestinados!
(Em alternativa, todos os momentos proporcionados por esse Senhor chamado Afonso Nobre, até às 11 da noite, hora que invariavelmente quinava.)
Pior Momento: Sem dúvida, não ter podido ir em 2006. Não tinha sido fácil de muletas, mas ainda me está atravessada.

Blogger: Quais os touros que mais gosta de correr?
Amarelo: Desde muito pequeno, o meu sonho sempre foi correr os Barbeiros. Mas como nunca são contratados para Pamplona, tenho que escolher os Miuras. 2 razões: a) são os mais fáceis de correr, tal a falta de bravura; b) tem pinta um gajo dizer que correu os Miuras, não tem?

Blogger: Que figura escolheria para correr a seu lado?
Amarelo:
1. Ernest Hemingway, ídolo e figura mais importante dos Sanfermines;
2. Enrique Ponce – maestro;
3. Simão Sabrosa – para lhe pregar uma rasteira na curva da morte;

E claro, Cortes, Calhandra, Kiko, Dufo, e todos os grandes amigos com quem já pude correr.

Blogger:
Quais são as expectativas para a digressão deste ano?
Amarelo: São as melhores. O regresso de avião parece-me bastante mais agradável do que a Ford transit da outra vez. E vai deixar a malta que vai ao casório do roque abrir o livrinho como sempre. A casa na calle estafeta é um luxo que só um brilhante “organizador de merdas” como o cortes pode proporcionar. Tou a contar que o Cortes leve o seu kit dos Camarões, e que o Gerente leve a camisola do Palmeiras. São tão conhecidos como a estátua do hemingway. Ah, e vou levar uma trela, que vou prender à canela do gerente. Este ano o gajo não se perde!

Blogger: Dos elementos que compõem a equipa para 2007, quem acha que se vai
destacar?

Amarelo: Parece-me que o plantel está bem construído, equilibrado, com as doses certas de fantasia e disciplina táctica.
Vejamos:

Nunca vi o Durão em acção em Pamplona, mas duvido que me desiluda. Tem uma reputação de vários anos a defender. No fundo é um João Moutinho, que não sabe jogar mal;
Sobre a lenda viva Gerente penso que está quase tudo dito. Nem bem, nem mal, antes pelo contrário, é igual a si próprio – um talento enorme. O nosso Nani;


Chico Garcia traz o perfume da raia alentejana, um toque de classe em Navarra, uma aposta segura. Podemos chamar-lhe Tonel, mas eu prefiro André Cruz;


O Empis é daqueles que tem tudo pra dar certo, seja a correr toiros na estafeta como a jogar macramé no jardim da estrela... o galgas nunca se perde e está sempre em casa. Um Derlei, portanto;


Em relação ao Lancastre, sou eu que o conheço melhor, e vão pela minha palavra quando digo que ele vai comer a relva. É um lobo com pele de cordeiro, e não vai precisar de grandes ambientações. Sem dúvida um Yannick Pupo, pronto para os grandes palcos;


Quanto ao Pombo, não o conheço tão bem, mas também para ele o céu é o limite. No fundo é um Ismailov, um reforço de craveira internacional que não vem substituir ninguém, e apenas quer ajudar o colectivo;


Zé Real é um nome temido em várias cidades: Évora, Idanha, Moura, Sevilha e Marco de Canaveses, para citar as mais flagrantes. Sê-lo-á também no país basco - aposto o primeiro kalimotxo do dia. Jogador duro, mas leal. Talvez um Makelele, pelas óbvias semelhanças físicas;


E falta o Cortes, pega-bombas, ou ainda wolverine, pela sua notável capacidade de recuperação. Um fenómeno físico, um tractor com tracção às quatro rodas que funciona a tinto verano e muita vontade de triunfar. Um pequeno lionel messi.


Ah, e cuidado comigo este ano!! Que ganhe o melhor..
Um grande abraço,
Peu Torres - Amarelo

terça-feira, 26 de junho de 2007

Entrevista ao Pioneiro Gerente

O Nosso Gerente em grande estilo!

Antes de responder à entrevista Afonso Nobre "Gerente" deixou-nos a seguinte mensagem.

Caríssimos participantes das digressões a tão prestigiada festa de “SAN FERMIN”, é com muito gosto que como um dos tão importantes pioneiros as tais festas de este afamado SANTO espanhol, que respondo a esta entrevista do tao nosso estimado CABO CORTES.

Pois é, após uma iniciativa e boa prestação do nosso ex-cabo fundador Pedro Cabrrral, e por vias do ataque profissional do mesmo, foi decidido unanimamante mudar de cabo para as nossas digressões a Pamplona. E que boa escolha a nossa, pois já todos podemos comprovar pela excelente organização do ano passado e pela organização que se avizinha, tal como outras iniciativas de alto gabarito.

Pois é a ele temos de agradecer o facto de estarmos de volta a Pamplona e aos iniciados com a primeira presença nesta tal afamada cidade espanhola e suas fiestas a SAN FERMIN. AO CORTES AO NOSSO CABO O NOSSO GRANDE E FORTE OBRIGADO. E PARA O ANO LA ESTAREMOS DE NOVO.

Blogger: Sucintamente como descreve as Festas de Sanfermin?

Gerente: Festas de San Fermin, eu vou tentar descrever sucintamente (nem sei que palavra é esta), mas para quem lá esteve como eu, sabe tão bem que não e fácil descrever o que são estas festas. São 3 dias de 7, que nós passamos na alta roda da loucura de qualquer tipo de festa de toiros que todos gosta-mos. San Fermin não nos enche só a nós aficionados dos toiros da festa e dos copos, como a qualquer tipo de pessoa que vocês imaginem, pois lá desde o bébé de carrinho, ao velhote de bengala e AFICIONADA E DEVOTO A SAN FERMIN, para muitos san fermin é os toiros a passar na curva da morte e entrar na estafeta, sim lógico que é dos momentos mais importantes do dia, de seguida começam os pequenos almoços, o passeio pelas rua e ruelas, os almoços e encontros das PENHAS para o convívio e ensaios, a marcha das mesmas em direcçao a praça de toiros e sim depois sim vêm a corrida a tão esperada corrida, a carismática, o vale tudo no meio de toros essa sim não da para descrever, de seguida os jantares a noite pelos bares e praças e ai inicio da manha de NOVO O INCIERRO, isto é AS 24 HORAS DE SAN EFRMIN. E um aglomerado de eventos e passagens das quais a que respeitar e admirar.


Blogguer: De todas as tradições e rituais que compõe as festas, o que mais aprecia?

Gerente: Correr ou mesmo ver um incierro ao vivo é a loucura, mas a tarde de toiros com tudo o que se passa na corrida é loucura total ESPECTACULO.

Blogger: Qual foi a melhor digressão que realizou?

Gerente: A melhor digressão de sempre??? Todas. Cada uma ao seu estilo e com seus participantes.

Blogger: Quais os melhores e piores momentos de todas as digressões?

Gerente: Os melhores momentos são todos os de festa desde o jantar ate a hora do dormir, mas sem duvida o sucesso do leitão a porta da praça é de realçar. O pior momento as RESSACAS do ultimo dia, e sem duvida o meu engano na paragem do 16 o que me levou a arriscar a ficar em terra. (que xatice + um dia em pamplona) mas tal como o incomodo a preocupação que deixei para os outros participantes MAIS UMA VEZ A VOCES AS MINHAS DESCULPAS MASSS………

Blogger: Quais os touros que mais gosta de correr?

Gerente: Eheheehheeh boa pergunta, devido a problemas técnicos e de alta embriaguez à hora desse tao esperado incierro, nunca reuni as condições aptas para tal corrida, mas dentro em breve está para sair, é só trocar os dois últimos litros de gin tónico por um de coca-cola. Mas correr, correr MIURAS SEM DISCUSSAO ALGUMA.

Blogger: Que figura escolheria para correr a seu lado?

Gerente: Não rebaixando o nosso BEM JOHNSON dos incierros, o nosso mestre (CHICO GARCIA) sem duvida que era ao lado do nosso cabo e meu PRIMO CORTES que mais gostaria que me acompanhasse na corrida dos tais famosos MIURAS. QUEM SABE DENTRO EM BREVE

Blogger: Quais são as expectativas para a digressão deste ano?

Gerente: Como nas primeiras digressões somos 9, mas com um número baixo mas forte de participantes de primeiro ano, mas como só faz falta quem esta, é com muito gosto que leva-mos conosco reforços de alto gabarito tais como participantes de ano passado, de outros anos e novatos. Mas aposto que como todas as outras digressões vai ser forte e que vamos lutar po titulo e liga dos campeões vamos, ai vamos vamos.

Blogger: Dos elementos que compõem a equipa para 2007, quem acha que se vai destacar?


Gerente: Vamos bem acompanhados de FORTES NOVATOS e todos muito bem vindos pois a sim se vê quem é aficionado e quem é que manda la em casa se nós ou elas. Mas quem se vai destacar??? Se estiver com a moral a antiga e sem o objectivo de correr todos os dias (pois necessita estagio) e não apanhar aquelas ressacas de morte que ultimamente o acompanham eu mando a minha aposta e 97% certeira no nosso EMPIS GALGAS. Mas tenho a certeza que vai ser uma luta relhida pois vamos todos suar a camisola e comer a relva.

Gerente: Queria deixar aqui o meu contentamento a todos os participantes na digressão pois só todos juntos conseguimos lá ir por mais uma ano, a nós veternissi-mos de salientar a importância que é a nossa quarta digressão seguida, pois muitos foram ficando pelo caminho. De salientar e para que todos os outros vejam a vontade e disponibilidade que os casados e pais de filhos têm para nos acompanhar nestas digressões a vocês DIOGO E CORTES continuem assim pois dão moral a todos os mais novos. E aos novatos os meus parabéns pela vossa participação na digressão e vontade de estarem presentes nesta digressão. E tenho a certeza que não se vão arrepender.

Agradecer ao cortes a localização da nossa habitação pois já não é necessário as minhas tradicionais deslocações de táxi, e a ver se não me perco a ida pa cama. Desde já fica prometido a minha tradicional oferta de uma botelha de wisky no tao carismático jantar na ALICIA garrafa essa fruto dos euros economizados nas não necessárias viagens de táxi. TAL COMO A MINHA OFERTA DO TRADICIONAL LEITAOOOO.

E ASSIM ME DESPEÇO E VAO SE HABITUANDO


VIVA SAN FERMI VIVA SAN FERMIN VIVA SAN FERMIN

domingo, 24 de junho de 2007

Corridas

Estas são as duas corridas que vamos ter oportunidade de ver:

Segunda 9 de Julho

Toureiros:
Antonio Ferrera
Matías Tejela
Salvador Cortés


Ganadaria:
Fuente Ymbro

Terça dia 10 de Julho

Toureiros:
López Chaves
Juan Bautista
Alejandro Talavante

Ganadaria:
Herederos de Cebada Gago

sábado, 23 de junho de 2007

Entrevistas aos Pioneiros

Brevemente serão publicadas neste nosso espaço entrevistas aos elementos pioneiros destas digressões.

Novo Reforço para a Digressão de 2007

Após os excelentes resultados obtidos na exigente bateria de exames efectuadas na passada sexta-feira, é com muito prazer que vos anúncio a contratação do último reforço para compor a nossa equipa para a digressão deste ano: José Maria Corte-Real, também conhecido por Zé Real ou mesmo Zé Antenas. Penso tratar-se de um reforço de peso para esta digressão, que assim iguala em número de participantes as de 2004 e 2005.


Zé Antenas é o elemento à esquerda na Foto

Digressão 2007

Após algumas indefinições em relação à digressão deste ano, nomeadamente no que concerne ao meio para nos fazer chegar a Pamplona, parece que finalmente temos a equipa formada e a estratégia delineada para triunfarmos.

Foi decidido por unanimidade que iríamos dividir os mais de 900 km que nos separam de Pamplona por dois meios de transporte: avião e comboio. Parece que mais uma vez, as más recordações da viagem de regresso de automóvel das 2 primeiras digressões, foram decisivas para decidirmos por esta opção.

Então é assim:

Itinerário

Domingo dia 8 de Julho:
Comparência no aeroporto da Portela às 8:00h para efectuar o Check-in;
Embarque no voo Lisboa – Madrid com saída às 9:35h e chegada às 11:50h;

Transfer do Aeroporto de Baraja até à estação ferroviária Puerta de Atocha em Madrid;
Tempo livre para beber;
Embarque no Comboio que faz a ligação Madrid – Pamplona com saída às 14:05 e chegada às 17:45;
3:40h livres para botellon (não se esqueçam de levar a matéria-prima necessária).

Traje Oficial
Pelo menos para uma corrida vai ser necessário levar um Fato. Escuro ou claro é como os meus amigos preferirem. Se quiserem falem com o Gerente que ele indica-vos um sitio onde podem comprar um por 20€, uma verdadeira pechincha.

Equipa escalonada para a digressão

Duarte Cortes (Cabo);
Francisco Garcia (Chico Garcia);
Afonso Nobre (Gerente);
Joaquim Torres (Amarelo);
Diogo Lopes (Durão);
Francisco Empis (simplesmente Empis);
Pedro Lancastre (Azambuja 2 ou simplesmente Lancastre);
João Martins (Pombo).

Pequenas notas sobre estes bravos guerreiros que vão à Feira de Sanfermin 2007:

Chico Garcia

Pioneiro nestas andanças, é sem dúvida um dos mais carismáticos elementos que participaram nas 3 digressões das quais fiz parte. A par de Pedro Cabral (Duff), que para enorme pena minha não vai este ano connosco, é o melhor, mais experiente e destemido corredor dos famosos Encierros. Aos debutantes deste ano, já sabem, se tiverem alguma dúvida relativa ao Encierro falem com o nosso amigo Chico. Podemos fazer uma analogia como sendo um central, que apesar de não ser tecnicamente forte, joga simples, é eficaz, muito bom na marcação e varre tudo.

Gerente

A par do Chico Garcia e de mim, é um dos Pioneiros destas andanças. Sem duvida alguma o gajo que consegue agarrar os maiores paus (temos chapas para provar), que gasta mais dinheiro em táxis e o que passa menos tempo na cama (não é necessariamente o mesmo que dizer que é o que dorme menos, simplesmente não deve gostar das camas navarras, vá se lá saber porquê). Rezam as crónicas, por incrível que pareça, que em 3 anos de digressão ainda não foi visto a correr os bois, será que é este ano? Não é por isso que deixa também de ser carismático. Tem o estilo de um avançado irrequieto e lutador na frente de ataque, mas que aos 20 minutos desaparece completamente do jogo. Com muita sorte pode ser que facture. Abusa dos encarnados directos.

Amarelo

Intitula-se de Pioneiro, mas essas eram outras andanças. Depois de Chico Garcia, do Gerente e da minha pessoa é o participante com mais experiência. Ao contrário do elemento descrito anteriormente, este nosso companheiro tem um comportamento bastante mais reservado, não deixando de nos espantar de vez a vez quando se encontra completamente alcoolizado. Tive o grande prazer de fazer um Encierro a seu lado desde a Curva de la Muerte. Uma vez que se encontra solteiro, espero que o facto de ser fluente em várias línguas o ajude a brilhar em Pamplona. Recorrendo novamente à analogia para ajudar a descrevê-lo, é daqueles trincos que são incansáveis no trabalho para a equipa, deixando as jogadas mais vistosas e brilhantes para outros intervenientes. Com alguma técnica, o seu forte é o posicionamento táctico, não deixando de varrer os seus adversários quando necessário.

Durão

Depois da triunfal entrada na corrida da Feira de 2006, coroada com um monumental banho dado pela Andanada 14 em peso, penso que já se encontra perfeitamente adaptado ao ambiente que se vive nas festas de Sanfermin. Prova disso foi a sua prontidão a confirmar presença na digressão deste ano, mais louvável ainda quando falamos de uma pessoa casada e pai de crianças. Depois do que vi no ano passado, não preciso de ter grandes expectativas em relação á sua actuação, só espero é que estas elevadas expectativas não saiam defraudadas.
Pode ser comparado a um médio que faz as transições defesa – ataque. É bom a defender e a sua técnica ajuda-o a finalizar muitas vezes na frente de ataque. É o jogador mais velho da nossa equipa, que desde logo acarreta alguma responsabilidade.

E agora os novatos!

Empis

É daqueles nossos amigos que dizem sempre que vão a Pamplona, mas depois quando chega a hora da verdade cortam-se. (vocês sabem do que estou a falar, certo?) Mas parece que finalmente vamos poder contar com as suas galgas para nos distrair nas várias horas que temos de viagem. Falado à várias épocas como possível reforço, finalmente foi assegurada a sua contratação e é com grande expectativa que aguardo as suas exibições. Sendo bastante forte na marcação, penso que pode fazer uma excelente dupla de centrais ao lado do seu homónimo Garcia e ajudá-lo no árduo trabalho de varreção.

Azambuja 2 ou Lancastre

É habitualmente visto onde quer que haja festa, algumas das quais a meu lado e por isso é com bastante gosto que vamos poder contar com a sua presença, desta vez fora de terras lusitanas. Foi a contratação surpresa da época, e se para muitos a sua aquisição é olhada com alguma desconfiança, eu tenho plena confiança nas suas qualidades. É um atacante com faro de golo e que gosta de fazê-las de qualquer maneira. Esperemos que a sua contratação seja útil para a equipa.

Pombo

É a terceira contratação da época, compondo o plantel com oito elementos. Do pouco que conheço deste reforço, apenas dizer-lhe que o grupo vai certamente recebê-lo bem a ajudá-lo na adaptação à nova realidade que vai viver. Ficamos à espera que nos surpreendas.


Penso que estão reunidas todas as condições para esta se tornar na melhor digressão de sempre ás festas de sanfermin. E olhem que não é fácil, depois da elevada bitola deixada pela digressão do ano passado que até teve uma corrida de camelos em plena Praça de Touros.

O vosso amigo e companheiro de Digressão,
Duarte Cortes